Os rins são, sem sombra de dúvidas, um dos órgãos mais importantes na Medicina Tradicional Chinesa pois, neles está localizada a essência vital (jing), uma substância sutil, que é responsável pelo crescimento, desenvolvimento, reprodução e fertilidade.
Essa essência vital é o nosso Chi Original, que é a essência da vida herdada dos nossos pais e, depois do nascimento, ela é a nossa fonte de energia mais importante.
Como evitar problemas nos rins? Beba Água!
Para manter os rins saudáveis, é necessária a ingestão de água. Sem uma quantidade adequada de água, que ajuda a transportar nutrientes e a eliminar os resíduos, eles podem perder a capacidade de filtrar o sangue.

O Chi Original se mescla com o Chi gerado pela comida e pelo ar que respiramos, suprindo a energia necessária para o nosso crescimento e atividade.
Para quem não conhece muito sobre Medicina Tradicional Chinesa, o Chi é a energia ou força natural que preenche o universo.
A saúde e a força dos rins são o fator determinante e mais importante na vitalidade duradoura de uma pessoa , bem como de sua longevidade.
Os rins também são considerados a fonte de energia para todos os outros órgãos por filtrarem todos os líquidos corporais, e assim, uma disfunção crônica dos rins pode potencialmente afetar qualquer outra parte do organismo.
Os sintomas de desequilíbrio nos rins incluem dores lombares, infertilidade, impotência ou desejo sexual excessivo, problemas urinários, fragilidade de ossos e dentes, zumbido ou surdez, edema ou asma.
Uma dieta e estilo de vida saudável, juntamente com exercício e práticas de respiração, como o Chi Kung (qi gong), tai chi chuan e yoga são os meios para conseguir vitalidade e longevidade.
Enquanto os pulmões são o principal órgão da respiração, os rins proporcionam a força de “retenção” necessária para a inalação total, a respiração plena. Portanto, quando o Chi do rim está deficiente, uma pessoa pode ter dificuldade de inalação, como ocorre com as pessoas com asma.
De acordo com a fisiologia chinesa, os rins também são responsáveis pelo desenvolvimento de ossos e dentes fortes. Quando os rins estão deficientes, os ossos tornam-se mais quebradiços e a saúde dental deficitária (mais cáries e sensibilidades).
Os rins produzem medula e estão conectados ao cérebro. A função da medula é muito mais ampla na Medicina Tradicional Chinesa do que é considerada na medicina ocidental. Na medicina ocidental, ela está envolvida com os ossos e o crescimento das células sangüíneas, e na fisiologia chinesa, a medula é derivada diretamente da essência Chi e é a fonte das células cerebrais. Deficiências na essência vital ou na medula podem gerar casos de deficiência mental.
Os rins regem a audição, então, as dificuldades de audição geralmente podem ser tratadas com a nutrição dos rins. A capacidade auditiva dos bebês é tida como subdesenvolvida devido à falta de maturação da energia do rim. As pessoas idosas são propensas a ter oscilações nos ouvidos (zumbido) ou audição prejudicada devido ao esgotamento do Chi dos rins com o tempo.
Muitos dos problemas dos rins decorrem da desidratação, ou seja, da ingestão de quantidades de água inadequadas ao seu funcionamento. Para o bem estar destes órgãos, é importante estar num estado de hidratação adequada, pois isso é que permite o bom funcionamento dos rins e dos diversos sistemas do corpo.
Uma alimentação saudável inclui, não só um regime alimentar adequado às necessidades do nosso corpo, mas também a ingestão de uma quantidade de água diária suficiente. Os alimentos fornecem apenas 20% da água que necessitamos, então, é fundamental ingerir pelo menos 2 litros de água por dia para compensar as restantes necessidades hídricas do organismo. Porém, isto é apenas uma recomendação pois, para manter os seus rins saudáveis, a pessoa deve beber a quantidade de água adequada, de acordo com diversos fatores: a idade, o clima, o exercício físico, a gravidez, a amamentação ou a doença.
Deixe um comentário