Eles estão no nosso dia a dia desde a nossa infância. Na verdade, estamos tão acostumados com eles que não conseguimos perceber o quanto fazem mal para a nossa saúde, por causa da grande quantidade de processos químicos utilizados para deixá-los branquinhos, retirando quase todos os seus nutrientes e benefícios:
– Açúcar refinado;
– Sal refinado;
– Farinha Branca refinada.
Você pode se perguntar então: mas meus avós consumiam as mesmas coisas e não fazia mal a eles, porém, estes alimentos não eram tão processados antigamente como são hoje em dia, que são processados na indústria que visa principalmente o lucro e colocam substâncias que acabam por fazer um grande mal à nossa saúde.
O resultado do consumo deles é uma carência de nutrientes, que quase sempre resulta em doenças como a diabetes e a hipertensão. Eles nos envenenam aos poucos, ao longo da vida e a grande maioria, quando chegam a velhice, adoecem por doenças crônicas e em alguns casos, podem prejudicar até a saúde até dos mais jovens.
Eu sei que eles parecem insubstituíveis mas, se você pesquisar, vai encontrar ótimas opções, muito mais saudáveis.
Você pode se perguntar então: mas meus avós consumiam as mesmas coisas e não fazia mal a eles, porém, estes alimentos não eram tão processados antigamente como são hoje em dia, que são processados na indústria que visa principalmente o lucro e colocam substâncias que acabam por fazer um grande mal à nossa saúde.
Vamos analisar mais de perto cada um deles:
Açúcar Refinado
Um dos principais vilões disfarçados de alimento, não poderia ser considerado um alimento, porque é completamente químico e venenoso, porque para o açúcar da sua casa ficar branquinho é jogado cal, o que mata todas as vitaminas que ele contém.
E para piorar a situação, adicionam dióxido de carbono, para acelerar o efeito da cal. Depois de passar pelo sulfato de cálcio e ácido sulfúrico, o produto fica bem clarinho.
Para finalizar, saiba que o açúcar não tem vitaminas, gordura, fibras ou qualquer outro benefício para nossa alimentação.
São simplesmente calorias vazias que contribuem imensamente para o ganho de peso e a obesidade. Além de não oferecer nada, o açúcar ainda “rouba” do nosso corpo vitaminas e minerais preciosos, já que grandes quantidades destes nutrientes são demandadas para digeri-lo, eliminá-lo e reequilibrar o organismo.
O consumo de açúcar afeta todos os órgãos do corpo, no organismo ele inflama as células, provoca um ambiente propício a todos os tipos de doenças e infecções, além de doenças crônicas como Diabetes. Promove o acúmulo de gordura, e ainda pode estragar os dentes.
Como substituir?
Substitua o açúcar refinado pelo açúcar mascavo, mel, açúcar de coco ou adoçante de stevia ou xilitol, que adoçam sem causar tantos danos à saúde .



Sal Refinado
O sal de mesa comum é composto basicamente por 97% de cloreto de sódio e 3% de produtos químicos como absorventes de umidade e iodo. Dessa forma, é uma substância química que o corpo reconhece como algo completamente estranho.
O corpo precisa de sal, mas a opção refinada, também conhecida como sal de mesa, é prejudicial para o organismo, pois ele é nutricionalmente vazio e demanda muita energia do organismo para ser metabolizado. Isso pois desequilibra os fluídos corporais e sobrecarrega o sistema de eliminação.
Para neutralizar o sal, o organismo retira água já estocada nas células. Isso faz com que as células fiquem desidratadas e aumenta o risco de morte prematura das mesmas. Dessa forma, podem se originar doenças como artrite, reumatismo, gota e pedras nos rins e na vesícula.
Como substituir?
Por não ter sido refinado, o sal integral contém vitaminas e minerais não prejudiciais à saúde. Algumas opções são o sal marinho e sal do Himalaia.
Você sabia que o sal grosso, usado para churrasco, se for batido no liquidificar para ficar mais fino, pode ser uma alternativa barata e mais saudável? Por não ser tão processado como o sal refinado, ele ainda conserva muitos sais minerais importantes para o nosso organismo.
Farinha de Trigo Branca
Outro veneno que é amplamente utilizado na culinária, e que não deveria ser consumido, é a farinha de trigo branca.
Ela é quase amido puro e não tem nada de natural. Os alimentos feitos de farinha branca também não possuem fibras e podem causar prisão de ventre, aumentar a retenção de líquidos, promover o ganho de peso e aumentar os riscos de desenvolver câncer no intestino.
Por ter índice glicêmico alto, a farinha refinada aumenta rapidamente o nível de glicose no sangue, causando picos de insulina e favorecendo o acúmulo de gordura no corpo. Ela ainda contribui para o aumento do colesterol e das chances de desenvolver doenças cardiovasculares. Por todos estes fatores, é fundamental evitar alimentos feitos de farinha branca, como pão, macarrão, bolos e biscoitos.
Como substituir?
Opte sempre pelas versões integrais, porém, melhor ainda seria trocar pelas farinhas alternativas como a de coco, de arroz, amêndoas, linhaça, de banana entre outras.
Deixe um comentário