O que são e como superá-las.
O que são crenças limitantes?
Desde crianças, somos influenciados de forma positiva ou negativa pelas pessoas à nossa volta, como também pelas situações que experienciamos, ou seja, recebemos elogios e críticas, experimentamos momentos de alegria e de dor e todas essas vivências nos marcam de alguma forma.
Se você acredita que a vida é difícil, então, de fato, ela se tornará difícil. Essas crenças impedem a sua vida de se tornar melhor.
Assim que desenvolvemos nossos talentos mas, é assim também que desenvolvemos as nossas crenças limitantes, formando modelos mentais e percepções do mundo que, entretanto, nem sempre correspondem à realidade. E essas crenças vão atraindo mais experiências semelhantes, elas são como ímãs, você acredita em algo e isso logo se torna real, mesmo não sendo.

Muitas vezes, desistimos de realizar algum objetivo ou sonho ou então, nem chegamos a tentar, por conta das crenças limitantes, pois elas nos levam a desacreditar na possibilidade de concretizá-los.
Veja alguns exemplos de crenças limitantes:
- “Mesmo eu trabalhando muito, nunca vou conseguir juntar dinheiro”
- “Não consigo aprender isto, não entra na minha cabeça”
- “Nunca vou ser bom o suficiente para alcançar meus sonhos”
- “Não consigo fazer isto”
- “Eu não mereço isto”
Todas as crenças acima têm em comum o cunho negativo, a sensação de impotência e desvalorização pessoal ou profissional.
Como as crenças limitantes nos prejudicam?
As crenças limitantes podem nos prejudicar em todas as áreas da nossa vida, fazendo com que tenhamos um péssimo desempenho profissional, destruindo nossos relacionamentos, diminuindo assim a nossa qualidade de vida e a nossa saúde.
Além destes prejuízos mais gritantes que citamos acima, as crenças limitantes são responsáveis por vidas estagnadas.
As afirmações negativas, tidas como verdades por nós mesmos, podem nos impedir de seguir em frente e realizar nossos sonhos e podendo causar ansiedade e depressão.
Como posso identificar minhas crenças limitantes?
Para identificar nossas crenças limitantes é necessário um trabalho de autoconhecimento, uma coragem muito grande e acima de tudo, vontade de mudar. A prática de meditação pode ajudar muito no autoconhecimento e na identificação das crenças limitantes.
É preciso coragem, principalmente, porque existe uma resistência da crença para se manter e é um mecanismo de “proteção” que nós mesmos criamos sem saber, inconscientemente, para nos proteger do sofrimento.
Como superar uma crença limitante
Para superar uma crença limitante é necessário:
1) Identificar a crença limitante
2) Investigar qual a sua origem
3) Ressignificar
É importante se fazer algumas perguntas, como:
Porque não?
Quem disse que eu não posso ou não consigo?
Porque me disseram que eu não era capaz disso?
Em que situação eu me senti assim?
O próximo passo é reconquistar a vontade de crescer na vida pessoal e profissional, olhando apenas para a frente. Com isso, você consegue substituir crenças limitantes por crenças motivacionais, ou seja, ressignificar, condicionar a sua mente a reproduzir uma nova crença.
Mas é preciso ficar sempre atento para não cair nas armadilhas da nossa própria mente: as chamadas “racionalizações”. Na racionalização a mente procura justificar a crença na intenção de mantê-la, como forma de evitar o sofrimento.
E claro, mesmo após ter superado crenças limitantes, é preciso estar sempre disposto a praticar o autodesenvolvimento e autoavaliação.
E é assim que você consegue se manter firme, com propósito, aumentando suas chances de conquistar as suas metas, objetivos e sonhos.
Deixe um comentário